Em evento sobre IEG-M, TCESP debate questões da saúde
28/09/2023 – SÃO PAULO – Quesitos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) relacionados à saúde foram tema de palestras realizadas hoje pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O encontro foi direcionado a Prefeitos, Secretários e Técnicos.
“O IEGM tem sido uma ferramenta importante para a fiscalização desde que passamos a auditar não apenas as questões jurídicas e de conformidade, mas também a qualidade do gasto e do serviço público e a efetividade”, afirmou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo na abertura da capacitação. “E o i-saúde, sem dúvida, é um dos indicadores com maior peso dentro da composição e estrutura do IEGM, juntamente com planejamento e educação.”
A Coordenadora da Seção de Indicadores do Tribunal, Márcia Harumi Hirata, destacou os resultados do setor nos últimos anos. “Houve queda bem acentuada na pandemia, mas, na apuração feita este ano, com dados de 2022, houve uma leve alta na média”, disse.
A Auxiliar Técnica de Fiscalização Débora Geórgia Tristão reforçou a importância do planejamento na obtenção de boas avaliações no indicador. “Isso é essencial para qualquer dimensão. E, para saúde não é diferente”. Segundo ela, é necessário “mapear o que não está sendo atendido e traçar planos de ação para o próximo exercício”.
Criado pela Corte em 2015, o IEG-M mede a eficiência das 644 Prefeituras paulistas a partir de sete áreas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos (Defesa Civil) e Governança em Tecnologia da Informação.
Esse foi o terceiro encontro do ano relacionado ao tema. A última palestra, sobre educação, acontecerá em 26 de outubro.
Confira a íntegra do evento no link https://bit.ly/3LH2v7U.